domingo, 15 de setembro de 2013

Agrimensor ADOLPHO HECHT


O primeiro traçado de Araçatuba foi realizado pelo
Agrimensor ADOLPHO HECHT

O primeiro traçado do patrimônio de Araçatuba foi feito em 1.912 Segundo as declarações manuscritas de Antenor Vasconcelos Barros, foi feita a planta para esse traçado e a derrubada vegetal aconteceu sob a administração de Vicente Franco.
>> Click na foto para ampliar <<
Dois problemas surgiram em relação a esse primeiro traçado. O primeiro foi o descaso da pequeníssima população do lugar A maioria já morava em casas de madeira circundando a estação da NOB. O traçado tinha como centro a atual Praça Rui Barbosa; esse centro era chamado de Largo. Ao Sr. Paulo Bim foi recomendado que roçasse um alqueire e meio, incluindo o Largo. As quadras demarcadas foram retalhadas em datas, contudo, feito o trabalho exaustivo, nenhum morador se dispôs a construir suas casas ali no traçado. O segundo problema veio em função da própria construção do traçado. Para realizá-lo, Vicente Franco, Paulo Bim e outros tiveram que queimar as árvores e toda a vegetação; essa queimada não foi bem feita, tendo ficado focos de brasas. No mês de setembro de 1.912 irrompeu um incêndio que desfez esse primeiro traçado do patrimônio de Araçatuba.
Pouco mais de um ano após, em l 914, o prefeito de Penápolis, James Mellor, contratava os serviços do agrimensor Adolpho Hecht para retocar os rumos, isto é, remarcar e mandar refazer os traçados das ruas e datas, enfim, refazer a planta central da futura cidade.

Célio pinheiro/Odette costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário